NOTÍCIAS

DIRETO DA EUROPA MILTON NASCIMENTO FALA DA TURNÊ E DAS SURPRESAS QUE ENCONTROU PELO CAMINHO

Os shows de lançamento do CD Novas Bossas no continente europeu, com o Jobim Trio, foram grandes e emocionantes acontecimentos. Veja o que Milton conta sobre isso:

A turnê foi muito legal. Em Paris, participamos de uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, na prestigiada Sala Pleyel. No dia seguinte, recebi o prêmio Tenco, no Festival de San Remo, na Itália, um dos mais antigos e tradicionais festivais da Europa. De volta ao norte da França, tocamos em Le Havre, depois na Bélgica e em Luxemburgo, sempre com as casas lotadas e com muita receptividade.

De lá, seguimos de ônibus novamente para a Itália, onde nos apresentamos em Roma e Bologna. Esses shows foram muito emocionantes, com teatros e públicos fantásticos. Os italianos, além de bons ouvintes, se divertiram muito. Quando eu falava alguma coisa durante o show, eles entendiam e riam bastante. Isso só serviu para atestar o que todos comentavam: "Mas, o Milton não é calado? Tímido? O que está acontecendo com ele?". E o Paulinho Jobim tinha a resposta na ponta da língua: "Todos dizem que o Milton é sério, isto só é verdade para quem não o conhece bem!".

Em Londres tivemos uma outra surpresa, porque recebemos um honrado convite de um membro do Parlamento Britânico, Bob Blizzard, do Partido do Trabalho. Amante do Jazz e da minha música, Blizzard esteve no festival Tudo é Jazz, em Ouro Preto, e assistiu ao meu show com o Wayne Shorter e o Ron Carter. Fiquei sabendo disso após o espetáculo de Londres, quando ele apareceu no camarim e nos convidou para fazermos uma visita especial ao Parlamento!

Como eu disse, a turnê foi muito legal. Essa é a terceira vez que nos apresentamos na Europa em 2008, onde lançamos dois discos: Novas Bossas, com o Jobim Trio, e Milton Nascimento & Belmondos, com os irmãos Belmondo. Mas, uma das coisas que mais nos encheu de alegria, tanto aqui na Europa quanto nos Estados Unidos, foram os workshops para estudantes de música, nas universidades. A maior parte desses workshops foi de história da música brasileira. Depois da aula, os alunos vinham assistir aos shows e conversavam com a gente sobre a experiência. Era música para todos os lados. Música e emoção... O tom de toda a turnê.

Milton Nascimento